Abertura da Empresa: Expectativas e Realidade

Quais são as expectativas e realidades na abertura da empresa? Parece que todos estão famintos por novas oportunidades hoje em dia. Existem inúmeros empresários e empreendedores ambiciosos por aí, todos procurando uma chance de ter sua própria parte do mercado. A maior geração do mundo hoje são os millennials, e 68% deles dizem que consideraram iniciar seu próprio negócio.

Além disso, a Geração Z (a geração mais jovem), está pronta para se tornar a geração mais empreendedora que já vimos.

Infelizmente, embora a paixão e a emoção sejam grandes – é essencial garantir que você entenda com o que está lidando quando se tornar proprietário de uma empresa.

Não é tudo sobre escolher suas horas de trabalho e pedir às pessoas que lhe tragam café. Há muito mais em administrar uma empresa do que a maioria das pessoas pensa, e a lacuna entre expectativa e realidade pode ser um grande choque para alguns.

Vamos dar uma olhada em algumas das maneiras pelas quais o contraste de expectativa vs. realidade pode afetar suas experiências como proprietário de um novo negócio.

Expectativa: Eu Posso Lidar Com Tudo Sozinho

Quando você lança um negócio pela primeira vez como empreendedor individual, é tentador pensar que você pode usar todos os chapéus e fazer tudo sozinho – sem qualquer ajuda. Afinal, agora sua empresa é apenas pequena, então certamente não há muito que você precise fazer para mantê-la funcionando, certo?

Realidade: Você Precisa Jogar com seus Pontos Fortes

Por mais que você queira economizar dinheiro adotando a abordagem DIY para construir um negócio – ninguém é ótimo em tudo. Haverá partes da administração de uma empresa em que você prospera. Por exemplo, talvez você seja fantástico em motivar e gerenciar funcionários ou criar novas ideias de produtos. No entanto, você pode não ser tão bom em gerenciar suas contas ou marketing de mídia social.

Ser um valete de todos os ofícios e um bom empreendedor raramente é a mesma coisa. Quanto mais você se divide como proprietário de uma empresa, mais você dividirá sua atenção até que sua precisão e resultados comecem a sofrer.

Jogue com seus pontos fortes e encontre outras pessoas para complementar suas fraquezas.

Expectativa: Eu Só Preciso Começar na Abertura da Empresa, o Resto Vai Se Encaixar

Há algo a ser dito ao mantra “Just Do It” da Nike ao administrar um negócio.

Se você quiser um dia administrar um negócio de sucesso, então você precisa estar disposto a morder a isca e correr riscos às vezes. Desistir de um emprego estável por uma vida de luta para tornar sua empresa um sucesso não é para os fracos de coração. No entanto, pular para o fundo da piscina de negócios antes de aprender a nadar também não é uma boa ideia.

Realidade: Todo mundo precisa de um plano

Embora você não precise saber tudo sobre o que pode acontecer com o seu negócio desde o primeiro dia, você deve ter um plano básico em mente. Antes de fazer qualquer coisa, estruture uma estratégia que o guie através do que você vai fazer para desenvolver sua empresa, comercializar e pavimentar o caminho para o crescimento. Você pode até querer colocar um plano em prática para o que vai fazer se eventualmente decidir vender seu empreendimento.

Quanto melhor for o seu plano, mais fácil será acompanhar seu progresso e manter o foco quando começar a desenvolver sua própria empresa. Confusão e falta de direção foram a morte de muitas startups – muitas vezes nos primeiros 2 anos.

Expectativa: Vou Convencer o Mercado a Amar meu Produto na Abertura da Empresa

Os entusiastas da Apple não sabiam que precisavam do iPhone até que Steve Jobs os apresentou a ele. Não tínhamos ideia de que o Uber seria um grande sucesso até chegar ao mercado. No entanto, só porque a inovação é vital no mundo dos negócios, não significa que você possa convencer um público a amar qualquer produto.

Realidade: Você Precisa Aderir ao seu Público 

Em vez de apenas mergulhar com a ideia de que “eles virão eventualmente”, você precisa ficar de olho no prêmio. Um grande empresário pensa cuidadosamente sobre quem é seu mercado-alvo e que tipo de problemas eles enfrentam. Essa é a única maneira de ter certeza de que está criando algo que falará com as pessoas certas.

Quando Jobs projetou o iPhone, ele não sabia que as pessoas queriam um smartphone, mas sabia que seus clientes estavam procurando mais funcionalidades de seus telefones. Descubra o que seu público precisa e prepare-se para entregar. Ao apresentar seu produto ao mercado, certifique-se de ouvir o feedback que seus clientes lhe dão e gire de acordo também. Seu público informará o que você precisa fazer para ter sucesso. Apenas ouça.

Dúvidas? Entre em contato com a nossa Contabilidade!

Quer Inovar Sua Empresa? Conheça 5 Passos

As empresas que não inovam estão fadadas ao fracasso. Para não desaparecer e continuar a existir, a empresa deve se atualizar imperativamente. Para ajudá-la com isso, ela pode contar com o processo de inovação.

Este conceito designa um conjunto de métodos que permitem mudanças, optando por uma abordagem inteligente. Para estimular a criatividade, este processo conta com o usuário, aproveitando as especificidades de suas necessidades.

Desse modo, a empresa tem todos os recursos para criar novos produtos e serviços inovadores. Saiba a seguir o que fazer para trazer inovação a sua empresa!

Por que inovar sua empresa?

Para converter uma boa ideia em resultados concretos, é necessário analisá-la, planejar sua realização em um produto e implementar processos para poder apostar na inovação.

Ideias inovadoras, portanto, não são suficientes, você tem que ir além e ser capaz de implementá-las, o que envolve recursos financeiros, tempo e habilidades. Em outras palavras, para poder inovar, é necessário um modelo de negócio eficaz, dar-se os meios para impulsionar a inovação, seja ao vivo ou delegando ao pessoal competente.

Na base da inovação estão as necessidades e os meios para respondê-las… Os clientes estão melhor posicionados para conhecer suas necessidades, sendo a fonte de novas ideias (às vezes malucas, perturbadoras, recorrentes, etc.).

Eles são os motores da inovação da sua empresa. Muitas empresas acreditam que «o fortalecimento da fidelidade do cliente» e a «aquisição de novos clientes» são ambos os principais argumentos de inovação.

A inovação não cai do céu, vem de um processo novo. Em vários estudos consultados, a maioria das empresas entrevistadas implementou processos para medir os resultados de seus projetos inovadores.

No entanto, na Google, uma empresa inovadora por excelência, cada empregador é incentivado a apresentar um projeto inovador. Imaginamos que a maioria não tem sucesso, mas aqueles que têm permitem que a empresa bagunce o mundo da internet o tempo todo.

A seguir, apresentaremos 5 passos para você que quer inovar:

1. Desencadeie empatia com seus clientes para inovar

“Conheça-se e conhecerá o universo e os deuses”. Esta citação que data da antiguidade e está inscrita no frontão do Templo de Delfos resume perfeitamente bem a primeira etapa do processo de inovação. Isso consiste em despertar empatia colocando-se no lugar do cliente.

Além de interagir com ele, questioná-lo sobre suas necessidades, levar em conta seu feedback, a empresa terá que observá-lo evoluir em seu ambiente para melhor entender seus desejos.

Por fim, abordar um problema de uma perspectiva diferente é a chave para encontrar uma resposta com um novo conceito.

2. Dê respostas concretas, resolvendo os problemas dos clientes

A partir da análise das respostas dos clientes, a empresa deve ser capaz de identificar seus problemas. O objetivo? Dar-lhes soluções relevantes para que se aproximem das suas necessidades.

Nesta segunda etapa do processo de inovação, a empresa pode se fazer esta pergunta: como poderíamos melhorar a satisfação do cliente, trazendo-lhes algo novo? A partir da resposta, é possível explorar diferentes caminhos para encontrar ideias inovadoras.

3. Gere novas ideias para inovar em novos produtos

A criatividade é a pedra angular do sucesso empresarial. E para inovar com sucesso, não hesite em pensar fora da caixa e quebrar os códigos. Mas como encontrar uma ideia inovadora? Para isso, a empresa pode usar vários métodos:

O brainstorming: é certamente o método mais popular para despertar a criatividade e gerar ideias. Essa técnica consiste em reunir equipes multidisciplinares (designers, gerentes de projeto, desenvolvedores, etc.) para trocar oralmente com o objetivo de explorar as melhores soluções;

Tirar o melhor partido do pior: a partir de uma ideia que parece totalmente absurda, a empresa pode desenvolver uma solução original para se destacar da concorrência. Para conseguir, terá de se contentar em explorar as ideias mais malucas;

Por fim, mapeamento mental: com este outro método, várias ideias são representadas graficamente em torno de uma ideia central. Este esquema heurístico ou mapa mental permite visualizar melhor as suas ideias e associá-las entre si, organizando-as por ramos.

4. Crie protótipos para validar suas ideias

Depois de selecionar as melhores ideias para lançar novos produtos, eles devem ser materializados. A etapa de prototipagem é crucial para validar o design, o funcionamento, a qualidade e as características de um produto.

Em seguida, esta quarta etapa do processo de inovação permite recolher opiniões, interagir com o produto, ajustar as ideias e identificar erros de design. Após a fabricação de vários protótipos, a empresa pode selecionar os modelos mais promissores e passar para a fase de teste.

5. Teste o conceito para uma inovação bem-sucedida

O teste do produto é o quinto e último passo no processo de inovação. O Objetivo? Melhorar as soluções finais a partir das opiniões dos utilizadores. Portanto, estes últimos devem dizer com precisão se o produto satisfaz as suas necessidades e possivelmente sinalizar imperfeições. Por fim, a partir dos testes realizados, a empresa pode facilmente identificar as fraquezas de seus produtos e corrigir o tiro antes da fase de lançamento.

Alternativas Que as Empresas Podem Usar Antes de Demitir

Quais são as alternativas à demissão? Demitir funcionários deve ser sempre um último recurso. Em primeiro lugar, porque é muito melhor evitar a rotatividade e os custos de relações com os funcionários que vêm com a demissão de alguém. E em segundo lugar, deixar um funcionário ir sempre acarreta o risco de uma reivindicação de demissão injusta.

Geralmente é melhor resolver problemas de desempenho ou conduta e reter as habilidades e o conhecimento de sua equipe. Aqui estão algumas alternativas úteis para a demissão de funcionários.

O que você faz quando enfrenta um funcionário falido? Nos velhos tempos, você simplesmente demitia o colaborador por desempenho seguindo os procedimentos de rescisão apropriados e substituiria esse trabalhador.

Mas, não é mais tão simples quanto isso. O talento é escasso no mercado de hoje, e não há garantia de que você possa encontrar um novo candidato que possa entregar melhores retornos durante o período de 12 meses que o seu funcionário falido em seu estado atual de baixo desempenho.

Então, a questão não deve realmente ser se você pode demitir um funcionário no clima atual, mas se você pode resgatar esse funcionário e transformá-lo em um membro da equipe de alto desempenho novamente.

Defina metas de melhoria de desempenho

Se você contou ao funcionário sobre seus problemas de desempenho, você pode ajudar a consolidar a situação e focar o comportamento do trabalhador, aumentando o desempenho, definindo metas de melhoria de desempenho que ele precisa alcançar.

Mas, não faça parecer que o funcionário está andando na prancha ou então seu trabalhador pode não estar excessivamente motivado.

Incentive a pessoa e mostre que você está por trás dela falando sobre futuras oportunidades de progressão na carreira, que podem ocorrer depois que ele tiver melhorado seu desempenho.

Tente resolver problemas informalmente

Quando surge um problema com um funcionário, sua primeira resposta deve ser tentar resolver as coisas informalmente (supondo que o problema não seja realmente sério, como um roubo ou ataque violento).

Você pode realizar uma reunião, abordar suas preocupações e concordar com um curso de ação.

Convide-o para uma reunião de revisão mais tarde, para garantir que a ação tenha sido tomada. Na maioria dos casos, isso será suficiente para resolver o problema.

Use procedimentos disciplinares formais

Se o problema for sério ou se os esforços informais falharem, usar o procedimento disciplinar formal da sua organização é o próximo passo.

Procedimentos disciplinares formais podem ser usados quando um funcionário é suspeito de má conduta, está com baixo desempenho ou tem ausências inaceitáveis.

Tudo isso pode levar à demissão — mas não antes de seguir um processo amigável que inclui uma investigação completa, comunicação clara, uma reunião com o funcionário e o direito de recurso.

Emita um aviso formal

Mesmo que seu procedimento disciplinar formal encontre o funcionário firmemente culpado, você não precisa demiti-lo. Você poderia dar a eles uma oportunidade final de melhorar seu desempenho.

Você deve informar ao funcionário qual melhoria você espera e fornecer suporte, como treinamento, para alcançá-lo. Dependendo dos termos do contrato de trabalho, você pode reter certos benefícios e fornecer um aviso de demissão mais curto.

Ofereça emprego alternativo

Se o funcionário tiver um desempenho inferior, uma alternativa útil à demissão é encontrar uma função alternativa adequada para ele.

Oferecer trabalho alternativo deve ser um último recurso antes da demissão — você deve usar os procedimentos disciplinares primeiro. A nova função não precisa oferecer o mesmo nível de remuneração ou condições.

Oferecer trabalho alternativo pode contar a seu favor se o funcionário reivindicar demissão injusta e o tribunal deve decidir se você agiu de forma justa.

Concorde com um acordo mútuo

Se você decidir que o funcionário realmente tem que ir, a demissão ainda não é a única opção. Você também pode negociar um acordo com o funcionário, cujos termos podem incluir rescisão por consentimento mútuo em vez de demissão.

O acordo geralmente envolverá um pagamento de liquidação financeira de você para o funcionário, em troca do funcionário renunciar ao seu direito de fazer uma reivindicação legal.

Treinamento Intensivo

Pode parecer contra intuitivo fazer um investimento de treinamento em funcionários falidos, mas é exatamente isso que estou sugerindo que você faça.

Se necessário, considere investir em algum treinamento executivo externo para ajudar a mostrar que você ainda os valoriza e ajudá-los a desenvolver a mentalidade positiva certa para que eles se concentrem em atingir suas metas de melhoria comportamental.

Dicas Para Definir os Objetivos Comerciais do Seu Negócio

Estabelecer objetivos comerciais é uma verdadeira ferramenta à disposição do gestor para conduzir os seus vendedores. Isto permite-lhes que eles saibam onde concentrar os seus esforços Em que clientes? Para vender que produtos?…).

As suas ações tornam-se relevantes e consistentes em relação à estratégia de negócios definida pela direção. Eles então sabem para onde devem se esforçar e, assim, evitam se dispersar em ações comerciais pouco lucrativas.

Mas para um excelente desempenho, os objetivos devem respeitar regras básicas. O que está em jogo: eficiência. Sem isso o indivíduo, a equipe, o serviço, a empresa não atingirão os níveis de desempenho estabelecidos. Em alguns casos, eles são negociados com os vendedores, tudo depende da margem de manobra financeira, do estilo de gestão da força de vendas, etc.

Você cumpriu o seu trabalho para definir a sua estratégia de marketing e operação, refinar o seu produto (design, embalagem, criação de uma marca…) bem como a forma de o vender (na loja, graças a uma loja efémera, online…). Resta agora estabelecer objetivos comerciais. Estes são essenciais e permitirão que você veja se o nível de suas vendas é suficiente e permitem que sua empresa seja viável… ou mesmo exiba lucros.

Por trás destes objetivos, trata-se de definir o número potencial de clientes para o seu negócio. Esta é a parte mais complicada da criação de um negócio, mas é a mais importante, pois determina parcialmente sua receita. Os objetivos que vai definir devem ser realistas, claros e mensuráveis. Neste artigo, damos-lhe todas as explicações necessárias para isso.

Objetivos comerciais: como mantê-lo realista?

Ao definir suas ambições e estratégia, você sabe que «altura» deseja dar à sua empresa.

Graças à sua pesquisa de mercado, você tem todas as informações necessárias para definir o potencial geral teórico de seu alvo calculado com base nos critérios de segmentação e para avaliar o potencial real ajustado após as pesquisas com seu alvo para manter apenas a porcentagem daqueles que disseram que comprariam.

Graças ao estudo do processo de fabricação de sua solução, você sabe quanto tempo leva para atender um cliente, então você tem as informações necessárias para definir um objetivo que pode cumprir!

A seguir, a definição das metas de vendas é feita em três etapas, que detalhamos abaixo.

1 – Uma primeira estimativa dos seus objetivos comerciais baseada em critérios de segmentação

Para obter números, você terá que mergulhar nos dados existentes:

  • Para o B2B (venda a empresas): A partir dos critérios de segmentação definidos através do estudo de seus clientes, conte quantas empresas representam. Dependendo da sua atividade, cruze este resultado com outros estudos sobre aspectos mais qualitativos (organização da empresa, tipologia de clientes…).
  • Para o B2C (venda a consumidores): A partir dos critérios de segmentação definidos através do estudo de seus clientes, conte quantas pessoas isso representa. Informe-se sobre a base de clientes do mercado em que irá oferecer os seus produtos.

2 – A definição do objetivo real

A definição do objetivo real, por outro lado, integrará a noção de realidade: quantos clientes você pode realmente atender em um dia, um mês, um ano? Na verdade, você não poderá trabalhar 24 horas por dia! Portanto, você precisa contar quantos clientes você pode servir em meio ao tempo disponível que você tem para isso.

Por exemplo, você criou um serviço online. Você sabe que cada novo cliente lhe gera 10 minutos de trabalho. Vai trabalhar sozinho durante o primeiro ano. No entanto, dos 225 dias úteis disponíveis por ano, você enfrenta as seguintes obrigações:

De acordo com seu plano de ação, você deve dedicar cerca de 1 dia por semana em ações de comunicação e marketing, ou seja, 46 dias por ano.

Se esse potencial for financeiramente suficiente (para ser validado na parte previsão financeira) comece assim. Caso contrário, você tem que revisar seus processos.

Ao iniciar um negócio, às vezes pode ser mais fácil começar avaliando o máximo de clientes que você pode atender. Este método não é aplicável a todas as atividades (por exemplo, varejo).

Defina objetivos de vendas progressivos nos primeiros anos. Você vai começar com processos de prospecção, comunicação, distribuição, vendas… que você vai experimentar e melhorar durante o primeiro ano. Assim, a partir do segundo ano, será mais eficiente e deve ser capaz de servir mais clientes.

3 – Meça seus objetivos comerciais escolhendo indicadores claros

Estabelecer objetivos comerciais é essencial, mas não suficiente. É imperativo medi-los. Para isso, escolha um indicador significativo para o seu negócio. O seu objetivo deve indicar:

  • um número de clientes?
  • um volume de negócios?
  • um número de produtos vendidos?
  • uma quota de mercado?
  • um número de vendas?

Claro, dependendo de suas necessidades, não hesite em definir vários indicadores.

Observe também que, seja qual for o objetivo que você escolher, você precisará ser capaz de medi-lo. Portanto, você precisará criar o painel de controle que o permitirá rastrear esse indicador.

Como Ganhar Dinheiro Na Internet?

Quer saber como ganhar dinheiro? Procura ideias, métodos, truques para ganhar dinheiro na internet? Tenha cuidado, a lista de anúncios dedicados a golpes é longa, e todos podem ser vítimas de maus conselhos em uma página da web sem escrúpulos.

Então, para ajudá-lo, neste artigo, oferecemos dicas eficazes e ao seu alcance para realmente ganhar dinheiro. Estas são ideias simples, inovadoras ou originais para realmente ajudá-lo a melhorar seu estilo de vida, encontrando uma fonte de renda complementar ou principal.

Como ganhar dinheiro na internet?

Primeiro, é preciso ter cuidado. Você encontra muitos métodos na internet que prometem fazer você ganhar muito dinheiro para você. E aí não faltam ideias. Elas estão repletas de vídeos do YouTube e de conteúdo de compras em sites.

No entanto, muitas vezes são golpes que fazem você querer ganhos enormes em poucas horas e sem esforço. Ao invés disso, concentre-se nas seguintes formas de ganhar dinheiro:

Investimento: imóveis, ações, commodities…

O investimento é feito para fazer você ganhar dinheiro por toda a vida. Ações e imóveis são os investimentos mais lucrativos de acordo com estudos.

Imóveis

Investir seu dinheiro em imóveis requer, acima de tudo, um bom estudo a montante e o cálculo da rentabilidade bruta e do retorno do investimento. Além disso, desde que você invista em um bairro ou região em rápido crescimento, o investimento em aluguel é muito lucrativo.

Mais particularmente ainda com um rendimento de aluguer que pode exceder 5%, 10% para o aluguer mobiliado. Da mesma forma, um contrato de arrendamento comercial pode render 20% a mais do que um contrato de arrendamento de habitação mobiliado.

E, finalmente, um imóvel alugado mobiliado, como um aluguel sazonal do tipo Airbnb, será muito mais lucrativo do que um imóvel alugado durante todo o ano.

As commodities

As commodities são o investimento ideal se você temer que a inflação corroa seu capital. Prata, ouro, madeira, mas também petróleo, todos os materiais têm valor intrínseco. Seu preço, portanto, segue necessariamente a inflação porque sempre precisamos dele.

Investir na bolsa de valores para ganhar dinheiro

Ações, especialmente ações bancárias em tempos de inflação, ou especular sobre a volatibilidade do preço das moedas podem render muito. Mas não estão isentos de riscos. Assim, é melhor preparar-se cuidadosamente, documentar-se diariamente e saber gerir os riscos.

No entanto, é possível adotar estratégias de negociação prudentes e lucrativas. Mais ainda se você tiver um grande capital inicial. Você também precisará dos serviços de um corretor. Escolha um reconhecido e confiável.

Normalmente, quanto mais rápido se procura um ganho significativo, mais elevados são os riscos e semelhantes às apostas desportivas. Mas se você está procurando um ganho a longo prazo, isso não é muito diferente de outro tipo de investimento.

Tenha cuidado porque cair em um golpe é sempre possível com anúncios de comerciantes profissionais. Os mesmos que afirmam vender métodos espetaculares de enriquecimento para você. Cuidado também com uma alavancagem, uma opção que deve multiplicar seus ganhos, que também multiplicará suas perdas!

Venda seus conhecimentos e habilidades na internet para ganhar dinheiro

A Internet também multiplicou as dicas para ganhar dinheiro facilmente. Um produto imaterial tem a vantagem de poder se duplicar infinitamente, de modo que o conhecimento está se tornando a fonte dos maiores lucros. Você também pode criar uma necessidade, e vender seus serviços em muitas plataformas.

Aplicativo móvel

Mesmo que você não tenha habilidades de desenvolvedores, você pode encontrar freelancers para fazer um aplicativo móvel. Por outro lado, um bom brainstorming com suas equipes pode gerar uma ideia inovadora nesta área ou atender a uma necessidade imediata de um de seus serviços.

Como para criar qualquer produto comercial, sua empresa pode começar a trabalhar para criar um aplicativo móvel e vendê-lo por meio do GooglePlay ou AppStore, ou obter receita com assinaturas Premium que desbloqueiam as opções mais interessantes.

Venda de e-books para ganhar dinheiro

Publicar um livro eletrônico é fácil em plataformas como a Kindle Direct Publishing. Você retira 70% do preço de venda e ele é exibido na Amazon. Ganhos garantidos no final do mês!

Claro que não há necessidade de vender romances, mas entre seu arsenal há competências que podem ser transmitidas em livros. E até mesmo sua experiência como gerente ou empresário pode ser transcrita em um ebook: como criar seu negócio? Como gerir uma equipe? Como vender os seus produtos?

Todos os negócios e atividades da sua empresa são também ideias de livros. E se não souber escrever, pode, por exemplo, contratar um escritor profissional para esta tarefa.

Precisando de uma contabilidade? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Como Evitar Uma Auditoria Fiscal na Sua Empresa?

Como evitar uma auditoria fiscal? O maior erro fiscal comercial que uma empresa pode cometer é fugir deliberadamente do pagamento de impostos. Tanto a empresa quanto o indivíduo estarão patinando no gelo fino se acharem que não serão pegos e punidos.

Em 2021, quase 365,200 verificações fiscais foram realizadas apesar do contexto de saúde, 17% a menos em relação a 2020. Mesmo que a empresa saiba que está em ordem, a perspectiva de passar por uma auditoria fiscal é uma fonte de tensão. Aqui estão os elementos para desmistificar o assunto, tentar evitá-la e reagir para minimizar seu impacto.

Verifique as Informações Para Evitar Uma Auditoria Fiscal

Para verificar a exatidão das informações transmitidas pelas empresas, a administração tem duas opções:

  • O controle interno, realizado remotamente a partir dos escritórios do controlador, que realiza uma revisão das declarações usando os documentos e informações de que dispõe.
  • O controle no local, onde o inspetor vai às instalações da empresa para poder acessar faturas, extratos de contas bancárias, contratos.…

Independentemente do tipo de verificação, as verificações podem abranger o ano atual e os três anos anteriores (10 anos na ausência de uma declaração).

O que desencadeia uma auditoria fiscal?

Na maioria das vezes, o controle ocorre quando as declarações da empresa incluem omissões, erros, estão atrasadas ou faltando. Este também pode ser o caso quando a administração detecta informações incomuns (mudanças significativas nas contas, margens muito baixas ou muito altas, benefícios significativos em natureza…) ou quando a empresa está sujeita a uma operação de reestruturação (fusão, recuperação…).

Novos métodos de combate à fraude através da auditoria fiscal!

As autoridades fiscais desenvolvem novos métodos para atuar em sua busca por fraudadores. Assim, as autoridades utilizam a  mineração para analisar dados e criar modelos estatísticos e matemáticos para determinar perfis típicos de infratores. Também reforçou suas colaborações com outros ministérios.

Quais são os impactos de uma auditoria fiscal?

Se a auditoria fiscal revelar imprecisões, é pronunciada uma reorganização fiscal, com um lembrete de impostos, a aplicação de juros de atraso, até mesmo penalidades em caso de má-fé constatada pelo auditor. O gerente pode até ser responsabilizado em caso de erro grave e comprovado.

Por fim, de forma mais geral, a verificação fiscal pode prejudicar as relações entre o executivo e a administração.

Como se proteger de uma verificação fiscal?

A administração só se move em caso de suspeita de fraude, portanto, não há problema se as normas e prazos forem cumpridos. Para isso, é melhor usar ferramentas digitais confiáveis e especializadas.

Além de seu valor probatório, a automação permite que você não esqueça nada e limite os erros de entrada. A vigilância fiscal contínua também é essencial, com a ajuda de parceiros confiáveis, como seu contador ou sua empresa de software.

Cuidado com os dispositivos de redução de impostos que podem ser uma fonte de erros durante as declarações, ou mesmo constituir abuso de direitos quando dão origem a montagens de otimização excessivas.

Nesse caso, é possível questionar a administração a montante sobre a aplicação de uma regra tributária no caso particular da empresa que validará a situação. Outra possibilidade: solicitar um Exame de Conformidade Fiscal. Isso permite que a empresa solicite a um provedor, por exemplo, seu contador, que estabeleça uma auditoria de sua contabilidade.

No entanto, duas em cada três verificações fiscais são apenas sobre o IVA. O IVA é um dos principais recursos das autoridades fiscais (e do Estado). É também o imposto sobre o qual há mais fraude (pagamentos em dinheiro não declarados, operações de exportação fictícias, pedido de reembolso de crédito de IVA falsificado, etc.).

Cuidado com as vendas a clientes estrangeiros isentos de IVA

A ausência de IVA sobre as faturas feitas a um cliente estrangeiro pode ser questionada se:

  • A prova de exportação não é fornecida para vendas de mercadorias (prova de envio, nome da transportadora, etc.).
  • O número de IVA intracomunitário do seu cliente não aparece na sua fatura.

Portanto, para evitar uma verificação fiscal, documente bem suas operações de exportação e prepare bem suas faturas. Porque o controle pode sair de casa de seus clientes.

Como gerir melhor uma auditoria fiscal?

Se finalmente houver controle fiscal, é altamente recomendável responder a todas as cartas e pedidos da administração para mostrar boa vontade. Também é sempre possível negociar com as autoridades fiscais. Por fim, o uso de um advogado fiscal permite que você se beneficie de conhecimentos técnicos especializados em matéria de impostos e taxas.

Dúvidas? Entre em contato agora mesmo com a nossa contabilidade que iremos te ajudar.

Dicas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa

O atendimento ao cliente é uma área que vem crescendo cada vez mais no Brasil, devido à concorrência acirrada no mercado e às mudanças nos hábitos de consumo. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no PIB do segundo trimestre o setor de serviços teve um crescimento de 1,3% no Brasil. A projeção para 2022 nesse setor é de alta de 2,4% em relação a 2021.

Para se destacar nesse mercado, é essencial oferecer um bom atendimento ao cliente. Mas o que é isso exatamente? De acordo com o dicionário Michaelis, atendimento ao cliente é “a ação de prestar atenção e acolher o cliente, fornecendo-lhe as informações e os serviços que ele necessita”.

Sendo assim, podemos dizer que o atendimento ao cliente é a junção de vários elementos, como:  atenção, cortesia, conhecimento sobre o produto/serviço oferecido, capacidade de resolver problemas e disponibilidade para ajudar o cliente.

Apesar de ser um conceito relativamente simples, o atendimento ao cliente é uma habilidade que deve ser praticada constantemente, pois exige que os funcionários estejam sempre atentos às necessidades dos consumidores e às mudanças no mercado.

Para melhorar o atendimento da sua empresa, é preciso treinar os funcionários periodicamente e criar um ambiente de trabalho propício ao diálogo e à colaboração. Além disso, é essencial monitorar a satisfação dos clientes e buscar sempre melhorar os processos de atendimento.

Muitas empresas adotam a estratégia de oferecer bons produtos e acreditam que isso é suficiente para garantir fidelidade. Porém, um bom atendimento é essencial para mantê-los satisfeitos e fidelizados.

Segundo a pesquisa “Customer Engagement & Loyalty Pulse Survey” realizada pela Harris Interactive em parceria com a Oracle, o atendimento ao cliente é o fator que mais influencia na decisão de comprar ou não um produto ou serviço. A pesquisa entrevistou consumidores em nove países diferentes, e apontou que os entrevistados estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço de qualidade superior no atendimento.

Além disso, a pesquisa constatou que os clientes estão cada vez mais exigentes e que a concorrência entre as empresas é cada vez maior. Por isso, é muito importante oferecer um bom atendimento aos consumidores para mantê-los satisfeitos e fidelizados.

Segundo uma pesquisa feita divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os brasileiros estão cada vez mais exigentes com relação ao atendimento. Em um levantamento feito entre os meses de abril e maio constatou-se que consumidores insatisfeitos deixaram de comprar na empresa em questão.

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas busquem melhorias nessa área, para não perderem esses consumidores. Veja a seguir seis dicas para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa:

 

Entenda o que o seu cliente quer

O seu cliente sempre será o foco da sua empresa, por isso, é importante que você esteja atento ao que eles realmente querem. Para isso, é preciso fazer um bom trabalho de escuta ativa e estar disposto a compreender as necessidades deles.

 

Ofereça sempre um bom atendimento

O atendimento é a base para qualquer relacionamento com o cliente. Por isso, é fundamental que você esteja sempre disposto a oferecer o melhor atendimento possível. Para isso, treine bem a equipe e incentive a criatividade para superar as expectativas do cliente.

 

Seja pontual nas entregas

Cumprir prazos é essencial para manter um bom relacionamento com o cliente. Por isso, faça o possível para cumprir sempre os prazos estabelecidos e evite prometer entregas que não serão possíveis de cumprir. Seja transparente nas informações.
Os clientes valorizam a transparência das informações por parte da empresa. Por isso, evite fazer promessas que não serão possíveis de cumprir e seja honesto sobre os produtos e serviços ofertados pela sua empresa.

Ofereça soluções personalizadas

Os clientes geralmente buscam soluções personalizadas para os seus problemas. Por isso, é importante ter uma boa equipe de atendimento para desenvolver soluções sob medida para eles.

Mantenha um bom canal de comunicação

Tenha um bom canal de comunicação com os seus clientes para receber feedbacks sobre os produtos e serviços ofertados pela sua empresa e assim, melhorar a qualidade do seu atendimento.

Concluindo, é importante que as empresas busquem melhorias para não perderem seus consumidores. Os seis pontos apresentados podem ajudar a sua empresa a oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Outra dica importante para sua empresa é manter a contabilidade em dia! Concentre-se em melhorar o atendimento aos clientes e deixe toda a organização financeira da sua Empresa com a nossa Contabilidade.

Liderança Empresarial: Os Segredos dos Líderes de Sucesso

É cada vez mais comum a ideia de que os empreendedores são aqueles que estão sempre à frente e inovando. Mas, na verdade, a liderança emprendedora é bem mais do que isso. É preciso ter capacidade de tomar decisões, estar aberto ao novo e ao incerto, e ter visão de futuro. Mas é igualmente importante saber gerir a equipe e ter um bom controle financeiro.

Uma boa liderança pode fazer a diferença entre uma empresa que prospera e uma que não consegue decolar. Os líderes precisam ter visão, determinação e paixão pelo que fazem. Eles também precisam ser capazes de motivar e inspirar seus funcionários a darem o melhor de si mesmos.

Também envolve tomar decisões estratégicas importantes. Os líderes precisam ter um bom senso de negócios e saber como investir o tempo e o dinheiro da melhor maneira possível. Muitas vezes, isso significa tomar riscos calculados, mas os bons líderes sabem como equilibrar o risco e a recompensa para maximizar as chances de sucesso da empresa.

A liderança emprendedora deve envolver a equipe e criar um sentimento de pertencimento. Foi assim que a Apple se tornou uma das maiores empresas do mundo. Steve Jobs foi o grande responsável pela inovação na empresa, mas não conseguiria fazer tudo sozinho. A equipe da Apple acreditava nos mesmos valores e crenças e isso foi fundamental para o sucesso da empresa.

Embora existam muitas características que um líder empreendedor deve ter, algumas são particularmente importantes. Aqui estão algumas características importantes de um líder empreendedor:

Visão

Um líder empreendedor precisa ter uma visão clara do futuro e da direção que a sua empresa deve seguir. Ele precisa ser capaz de identificar oportunidades e criar um plano para capitalizar essas oportunidades. Além disso, um líder empreendedor precisa ser capaz de inspirar os outros com a sua visão e convencê-los a segui-lo na jornada rumo ao sucesso.

Inovação

O líder precisar ser inovador e pensa fora da caixa. Ele está constantemente procurando maneiras de melhorar os produtos ou serviços da sua empresa e trazer novas soluções para os problemas enfrentados pelos seus clientes. Um líder inovador é capaz de criar produtos ou serviços totalmente novos que podem gerar significativos retornos financeiros para a sua empresa.

Liderança

Tem um forte senso de liderança e é capaz de motivar e inspirar as pessoas a trabalharem duro para alcançarem os objetivos da empresa. Ele também é capaz de tomar decisões difíceis quando necessário e tem a coragem de enfrentar os desafios que surgem no caminho rumo ao sucesso da sua organização.

Persistência

Um líder empreendedor não desiste facilmente, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Ele acredita firmemente na visão da sua empresa e persiste mesmo diante dos obstáculos mais complicados. Isso mostra que um bom líder não só tem perseverança, mas também confiança nas próprias habilidades e na capacidade da sua equipe de superar qualquer desafio que possa surgir no caminho.

Paixão

Uma boa liderança tem paixão pelo que faz e acredita profundamente na missão da sua organização. Ela nunca perde o foco do objetivo final e trabalha incansavelmente para alcançá-lo, motivando assim todos os membros da equipe a darem o seu melhor para atingirem os resultados desejados.

Foco na solução de problemas

Os líderes empreendedores são bons em identificar oportunidades onde outros veem apenas problemas. Eles são capazes de enxergar além do status quo e encontrar maneiras inovadoras de resolvê-los pelas pessoas e pelas organizações.

Pensamento criativo

Têm um pensamento criativo que os ajuda a gerar novas ideias e soluções inovadoras para os problemas enfrentados. Eles não ficam presos às convenções estabelecidas e estão sempre abertos a experimentar novas abordagens.

Liderança inspiradora

Os líderes empreendedores são capazes de inspirar as pessoas a serem melhores e alcançarem mais do que elas acreditavam ser possível. Eles compartilham sua visão de um futuro melhor com entusiasmo e convencem as pessoas de que ela pode se tornar realidade se todos trabalharem juntos para isso.

Trabalhar em Equipe

Para ter um negócio bem sucedido é importante contar com uma equipe de qualidade. O líder deve saber dividir as tarefas e distribuir responsabilidades. Além disso, é importante ouvir as sugestões da equipe e valorizar o trabalho em equipe.

Contabilidade

A contabilidade é um dos pilares do sucesso de um negócio. O líder deve estar sempre atento à saúde financeira da empresa e ter uma visão clara das finanças. Além disso, é importante ter um bom planejamento financeiro para evitar problemas no futuro. Muitas empresas acabam falindo porque o seu gestor financeiro não entende de empreendedorismo. É preciso um equilíbrio entre os riscos e as oportunidades para que a empresa seja bem-sucedida.

Por fim, a liderança empresarial é essencial para o sucesso de um negócio. Os líderes de sucesso agem de forma a garantir a prosperidade de seus negócios. Além disso, eles também sabem como manter a contabilidade em dia.

Por isso, é importante que você aprenda os segredos dos líderes de sucesso e coloque-os em prática. Dessa forma, você garante o sucesso da sua empresa e contribui para a economia do seu país.

 

 

Conheça Alguns Exemplos de Negócios de Sucesso

Não é incomum pensar que ter um negócio próprio é a solução para todos os problemas econômicos. Embora seja verdade, ser dono de empreendimento é um grande passo para se alcançar a independência financeira, é necessário ter em mente que esse objetivo não é simples de ser alcançado.

Existem muitos fatores a serem levados em conta na hora de abrir um negócio, como o investimento inicial, a concorrência no mercado e a capacidade de administrar bem as finanças.

Mas, apesar de todos os desafios, existem muitos negócios de sucesso que conquistaram o mercado e se destacaram. Veja alguns exemplos:

 

Apple

A Apple é uma empresa de tecnologia norte-americana, fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne. Hoje, é líder no mercado de dispositivos móveis e produz computadores, smartphones, tablets, serviços de streaming de música e vídeo, entre outros produtos.

A história da Apple é marcada por inovação, sucesso comercial e controvérsia. Há 46 anos, A Apple foi criada com o objetivo de revolucionar a informática doméstica. Em 1984, a empresa lançou o Macintosh, o primeiro computador pessoal com uma tela sensível ao toque. Lançou também o iPod (2001), o iPhone (2007) e o iPad (2010), que popularizaram os aparelhos de touch screen.

Apesar de ter sofrido com altos e baixos ao longo da história, a Apple é hoje uma das organizações mais valorizadas do mundo. É uma empresa de sucesso por diversos motivos. Em primeiro lugar, ela sempre se preocupou em inovar e criar produtos que marquem uma diferença no mercado. Segundo, seus produtos são de alta qualidade e estão na vanguarda da tecnologia. Terceiro, a empresa tem um excelente marketing, que criou uma forte marca e uma alta demanda por seus produtos. Seu objetivo é continuar inovando e oferecendo produtos de alta qualidade ao seu público.

 

Google

A empresa de buscas fundada por Sergey Brin e Larry Page é a maior do mundo, com um valor de mercado próximo de US$ 2 trilhões. A Google é uma das poucas empresas que conseguem atingir o objetivo de ter um produto ou serviço conhecido no mundo inteiro.

Ao todo, o buscador conta com 3 bilhões de usuários ativos mensais no mundo.

A empresa de Mountain View, Califórnia, foi a primeira a introduzir o sistema de anúncios pagos pelos resultados de busca, o AdWords.

Além dos anúncios, a empresa é dona de outros serviços populares, como o Gmail, o YouTube e o Google Maps. O Gmail é o serviço de e-mail mais utilizado no mundo, com aproximadamente 1,8 bilhão de usuários ativos.

O YouTube é o maior site de vídeos do mundo, com mais de 2,56 bilhões de usuários únicos por mês. Já o Google Maps é o aplicativo de mapas mais baixado do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários.

Com tantos serviços populares, a Google é uma empresa de sucesso em todos os aspectos. Sem dúvida, é a empresa mais conhecida e utilizada no mundo.

 

Amazon

A Amazon também é uma das maiores empresas do mundo, com valor de mercado estimado em cerca de US$ 705,6 bilhão. Começou como uma loja online de livros, mas hoje oferece uma vasta gama de produtos e serviços.

É conhecida por ser uma empresa de sucesso, e isso se reflete em seu índice de satisfação do cliente. De acordo com uma pesquisa realizada pela American Customer Satisfaction Index (ACSI), a Amazon é a empresa de serviços que oferece o melhor atendimento ao cliente nos Estados Unidos.

É uma empresa inovadora, que sempre está buscando novas maneiras de melhorar a experiência do cliente. Alguns exemplos dessas inovações são o Amazon Prime, um serviço de assinatura que oferece benefícios como frete gratuito, entrega rápida e acesso ao acervo de vídeos da Amazon Prime Video, e o Amazon Echo, um dispositivo inteligente que permite interagir com a voz.

A Amazon é uma empresa que preza pela qualidade de seus produtos e serviços. Todos os seus produtos são certificados pelo selo de qualidade Amazon, que garante que os produtos atendam aos padrões de qualidade.

Além disso, é uma empresa confiável, que oferece produtos e serviços de qualidade a um preço competitivo.

 

McDonald’s

Muitos acreditam que o McDonald’s é apenas um restaurante de comida rápida. Na verdade, a rede de fast food é uma das maiores empresas de alimentação do mundo.

Fundada em 1955, a rede foi criada por Richard e Maurice McDonald. Os irmãos mudaram o rumo da alimentação mundial ao apostar na comida rápida. Antes, os restaurantes serviam comidas elaboradas e demoravam muito para serem preparadas.

No início, a rede só servia comida para os funcionários do armazém onde os irmãos trabalhavam. Logo, porém, o negócio cresceu e os irmãos abriram seu primeiro restaurante, em Pasadena, Califórnia.

Primeiramente, o negócio era focado em vender alimentos rápidos, e a estratégia de vendas era oferecer preços competitivos. Com o passar do tempo, o McDonald’s se tornou uma rede de restaurantes franqueados e se espalhou por todo o mundo.

Hoje, o McDonald’s conta com mais de 35 mil restaurantes espalhados por mais 119 países e territórios. A rede é dona de marcas como o Big Mac, o Quarter Pounder e o Happy Meal.

Apesar de ser uma empresa de comida rápida, o McDonald’s oferece uma grande variedade de pratos. São diversas opções de hambúrgueres, frango, batatas fritas, sucos e sobremesas.

A empresa é muito procurada por famílias com crianças. Além de oferecer lanches rápidos, o McDonald’s tem um programa de brindes chamado Happy Meal. Nele, as crianças podem escolher um brinquedo de acordo com o tema da campanha. Também investe em programas sociais. Uma das ações mais recentes da rede é o “McDonald’s McCafé Geração Futura”. No programa, os jovens são capacitados para se tornarem baristas.

O McDonald’s é uma empresa de sucesso. Ao longo de seus anos de história, a rede conquistou milhões de clientes em todo o mundo.

 

Walmart

O Walmart é uma rede de lojas de departamentos que nasceu em 1962. Criada por Sam Walton, é a maior rede de lojas do mundo em termos de varejo.

A rede possui mais de 10.585 lojas em 24 países. Se destaca pelo seu modelo de negócios inovador, que permite que os consumidores comprem produtos de diversas lojas ao mesmo tempo.

Além disso, o Walmart possui um forte foco no atendimento ao cliente.
Nasceu da necessidade de Sam Walton de encontrar mercadorias a preços baixos para revender. Walton abriu sua primeira loja, Walton’s Five and Dime, em Bentonville. Logo, a Wal-Mart se tornou um dos pontos de venda mais populares do país.

A empresa se expandiu rapidamente durante os anos e suas lojas eram grandes, com preços baixos e uma seleção de produtos ampla. Os clientes podiam encontrar praticamente tudo o que precisavam na Walmart.

No início da década de 90 a Walmart começou a se expandir para fora dos Estados Unidos. A empresa abriu sua primeira loja no Canadá, expandiu-se para México, Reino Unido, e outros países. Depois de várias dificuldades, no entanto, se recuperou e se tornou ainda mais popular. A empresa passou a oferecer serviços como entregas de compras em casa e a permitir que os clientes comprassem produtos pela internet.

A Walmart é uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo. Seus produtos são baratos, sua seleção é ampla e seus serviços são convenientes. A empresa continua a se expandir e a crescer.

 

Starbucks

Quando pensamos em Starbucks, a primeira coisa que vem à mente é o café. Mas a empresa de Seattle é muito mais do que isso. Hoje, Starbucks é um conglomerado que opera no mundo inteiro e tem mais de 30 mil lojas.

Como a Starbucks se tornou tão bem-sucedida?

Há várias razões. A primeira é a qualidade dos produtos. Starbucks sempre se esforçou para produzir café de alta qualidade. Além disso, a empresa sempre se preocupou com o cliente e seu bem-estar. Por exemplo, a Starbucks foi uma das primeiras empresas a oferecer Wi-Fi gratuito aos seus clientes.

Outra razão para o seu sucesso é a boa gestão. Durante a crise financeira americana de 2008 a Starbucks foi uma das poucas empresas a conseguir se recuperar rapidamente.

Por fim, a Starbucks é uma empresa bem-relacionada. Estabeleceu parcerias com grandes marcas, como a Disney e a Apple. É uma empresa de sucesso. Seus produtos são de qualidade, a gestão é competente e a empresa está bem relacionada. Esses são os ingredientes necessários para o sucesso de qualquer empresa.

Se você tem um negócio ou está pensando em abrir um, não basta apenas querer ser uma empresa de sucesso, é preciso saber como mantê-la assim.

Para isso, é fundamental contar com um serviço especializado de contabilidade, que auxiliará na administração financeira da sua organização, bem como na análise dos resultados obtidos. Além disso, é importante investir em outros ingredientes de sucesso, como a inovação e o bom atendimento aos clientes.

Departamento Pessoal: Como Melhorá-lo na sua Empresa?

A melhoria do desempenho de uma empresa passa por vários setores, sendo que cada um deles é responsável por um resultado específico. No entanto, existem alguns que são comuns a todos os casos e que precisam ser tratados para que a organização alcance os seus objetivos. Um desses fatores é o departamento pessoal.

O departamento pessoal é um setor responsável por cuidar da folha de pagamento, cálculos trabalhistas, efetivação de rescisões contratuais e demais processos inerentes à administração de recursos humanos. No entanto, o departamento pessoal não é apenas um setor burocrático. É nele que se encontram os melhores profissionais para negociar e conciliar os interesses da empresa com os direitos dos funcionários. É nele que se estabelecem as condições de trabalho, os salários e as demais vantagens oferecidas aos funcionários.

Apesar da importância do setor, muitas empresas ainda não o têm. Isso acontece porque, na maioria das vezes, a gestão de pessoas é delegada a um funcionário que não tem expertise nesse assunto. Esse funcionário acaba tendo de lidar com os mais diversos problemas e, muitas vezes, ele se vê sozinho diante de um desafio que poderia ser facilmente solucionado com ajuda de um especialista.

A ausência de um departamento pessoal bem estruturado pode trazer sérios problemas para a companhia. Entre eles, podemos citar:

– Falta de documentação correta dos colaboradores, o que leva à incidência de multas por parte dos órgãos responsáveis;

– Ausência de controles de ponto, folha de pagamento e demais documentos que comprovam a relação de trabalho entre empresa e colaborador;

– Problemas na hora de realizar admissões, demissões e rescisões;

– Dificuldades para cumprir obrigações trabalhistas, como FGTS, INSS e Fundo de Garantia;

– Maior risco de litígios trabalhistas.

Além disso, o departamento pessoal também é responsável por organizar o quadro de funcionários da companhia, algo que fica muito mais difícil sem uma estrutura adequada. Outro problema grave que a ausência de um departamento pode causar é o aumento da rotatividade de funcionários, já que as pessoas tendem a se desligar de empresas que não lhes oferecem boas condições de trabalho. Tudo isso impacta diretamente nos resultados da companhia, afetando sua produtividade e competitividade no mercado.

Por isso, é fundamental que a empresa conte com o auxílio de um escritório de contabilidade. A contabilidade é a área que pode auxiliar nessa tão importante questão. Ela é responsável por controlar os gastos com funcionários, bem como por emitir relatórios que mostrem o desempenho da empresa neste quesito. Além disso, é capaz de prestar assessoria para que a empresa minimize os gastos com o departamento pessoal e maximize os seus lucros. Esse setor precisa estar atualizado com as legislações vigentes, bem como com as melhores práticas do mercado.

Dessa forma, ao contratar uma empresa de contabilidade para cuidar do departamento pessoal, a empresa pode ter certeza de que todas as suas informações estarão sempre organizadas e disponíveis para consulta. Além disso, a presença de um profissional da área também garante que todos os procedimentos relativos à folha de pagamento e outras obrigações trabalhistas sejam cumpridos de forma correta e dentro do prazo e é possível garantir que todos os funcionários estejam recebendo o valor certo e que a empresa esteja cumprindo com todas as obrigações tributárias.

Portanto, é evidente que a contabilidade é essencial para o bom funcionamento do departamento pessoal e da empresa como um todo. Com ela, fica mais fácil manter a organização financeira e garantir a boa gestão dos recursos.