Alvará de funcionamento: Veja o que você precisa saber sobre o assunto

Toda empresa que deseja iniciar o seu negócio ou que já esteja estabelecida no mercado precisa apresentar um documento que legalize a sua atividade.

Trata-se do alvará de funcionamento. É por meio dele que todos os tipos de estabelecimentos comerciais, industriais ou prestadores de serviços ficam autorizados a funcionar.

O documento é concedido logo no início de qualquer negócio, sendo concedido pela Prefeitura ou outro órgão governamental do âmbito municipal.

Nele, é garantido o direito de serem exercidas determinadas atividades nos locais referidos, assegurando que os mesmos cumpram com as normas de funcionamento exigidas.

De posse do alvará de funcionamento, a empresa comprova, junto aos órgãos de fiscalização, bem como fornecedores, clientes e demais envolvidos, a sua aptidão para desenvolver atividades e serviços naquele local.

Emissão e características do alvará

Para que o documento seja emitido pela primeira vez, de maneira provisória, o responsável precisa preencher um requerimento em que conste o número da inscrição imobiliária do local ou o IPTU.

Junto com este dado pode ser solicitado ainda um laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros.

O responsável precisa ter a posse da seguinte documentação:

– Planta do imóvel onde o negócio pretende funcionar;

– Cópia do recibo do IPTU pago;

– CPF e RG;

– Cadastro do contribuinte mobiliário;

– Setor, quadra e lote do imóvel;

– Declaração de atividade, em que conste o objetivo pelo uso do imóvel;

– Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

Pode ser cobrada uma taxa a ser paga e, na sequência, um fiscal municipal vai comparecer ao estabelecimento para verificar as condições de funcionamento, avaliando a sua adequação ou não ao negócio.

Com o aval positivo para o funcionamento do estabelecimento, o alvará liberando a atividade pretendida no local é emitido.

O alvará de funcionamento é obrigatório para todo tipo de negócio que esteja aberto à circulação de público. Estão incluídos nesta regulamentação:

– Farmácias;

– Teatros;

– Cinemas;

– Bares;

– Lanchonetes;

– Restaurantes;

– Salões de beleza;

– Fábricas;

– Estádios;

– Dentre outros espaços.

O documento apresenta quatro variações, de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa.

O Auto de Licença de Funcionamento (ALF) é válido para imóveis não residenciais que instalem atividades comerciais, industriais ou de serviços.

O Auto de Licença de Funcionamento Condicionado (ALF-C) se ajusta às edificações que estejam irregulares ou inscritas no Cadastro Informativo Municipal.

Já o Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF), é necessário para todo local que comporte uma reunião de público igual ou superior a 250 pessoas.

Há ainda o Alvará de Autorização para Eventos Públicos e Temporários, destinado para os locais que reúnam, mesmo que temporariamente, mais de 250 pessoas, em espaços públicos ou privados.

Importância do alvará

Estabelecimentos enquadrados nas condições que exigem a posse de alvará e que não o apresentam se colocam em situação irregular junto à Prefeitura.

Neste sentido, são passíveis de autuação, multas e até impedimentos para funcionar.

Um local comercial ou para fins de prestação de serviços que receba um fluxo considerável de pessoas e que não apresente o alvará de funcionamento descumprirá a lei e pondo em risco todos os envolvidos no negócio.

O recomendável é que o alvará fique localizado em um espaço visível do estabelecimento para facilitar o trabalho de eventuais fiscalizações.

Conheça 5 formas de evitar problemas fiscais na sua empresa

Não há nada mais compensador do que abrir um negócio. Para muitos, ainda, inaugurar uma empresa é a verdadeira realização de um sonho. No entanto, existem muitos processos burocráticos que, uma vez despercebidos, podem significar uma verdadeira dor de cabeça para o empreendedor.

E, talvez, um desses processos mais emblemáticos, que pode ocasionar uma série de problemas para a sua empresa, está relacionado às questões fiscais. Não há dúvida que as principais causas de falência e fracasso no ramo empresarial brasileiro estão ligadas as responsabilidades fiscais, tributárias ou contábeis de uma empresa.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto, além de evitar que essas situações ocorram com você, fique conosco e conheça as 5 formas de evitar problemas fiscais na sua empresa. Acompanhe.

1. Invista em um contador qualificado

Se existe um profissional que pode dirigir as contas de sua empresa, de forma a evitar qualquer eventual problema com o fisco, esse profissional é o contador.

Além de toda a experiência no setor, o contador também é responsável por orientar toda a equipe a se submeter a uma gestão condizente com a legislação em vigor.

Desse modo, para não cair em nenhuma armadilha fiscal e ter todo o trabalho de uma vida desmanchado, busque o auxílio de um contador. É esse profissional que garantirá que todas as manobras de sua empresa sejam limpas e legais.

2. Elabore um calendário fiscal

A organização é a mãe do sucesso. Pensando nisso, é imprescindível que a sua empresa lance mão de um calendário fiscal que dê conta de todas as transações e movimentos relacionados ao fisco.

Desse modo, busque a ajuda de profissionais para realizar essa tarefa. Lembre-se, também, que já existem milhares de programas e softwares que podem auxiliar na elaboração de um calendário fiscal.

Assim, escolha o melhor modelo para a sua empresa e invista já nesse item extremamente importante para evitar problemas fiscais.

3. Auditorias internas

Estar um passo à frente na identificação de problemas e eventuais inconsistências no ambiente interno da empresa pode ser a melhor maneira para evitar problemas com o fisco.

Nesse sentido, as auditorias internas são o melhor caminho para se obter uma coesão na gestão corporativa, além de levantar dados e informações de imensa relevância para a evolução e o crescimento saudável da empresa.

4. Sempre atualize sua equipe

Outra ferramenta fundamental no combate aos problemas fiscais é, sem dúvida, a informação. Uma equipe que é continuamente atualizada e informada sobre os diversos trâmites da lei e de sua profissão, só tende a oferecer segurança e estabilidade para a empresa onde trabalha.

Desse modo, não pense que gastos com o pessoal é uma despesa. Pelo contrário, você deve encarar o aprimoramento de sua equipe como um investimento que será de enorme importância quando for preciso evitar autuações fiscais e multas desnecessárias.

5. Use a tecnologia a seu favor

Nos dias de hoje, é impossível fugir das ferramentas tecnológicas. No entanto, quem disse que você precisa mesmo fugir? Quanto mais você se torna íntimo das ferramentas digitais, mais sucesso você tem no século da informação.

Além disso, até nas questões fiscais você pode se dar bem se lançar mão de uma parceria tecnológica. Tendo em vista que há vários tipos de softwares capazes de gerir com critério todas as operações financeiras de sua empresa, evitando que possíveis situações fiscais possam ocorrer, a tecnologia só tende a ajudar.

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5 dicas de administração que todo empresário deve saber

Gerir uma empresa nunca é uma tarefa fácil, independe do setor ou do porte. São muitos os desafios na hora de administrar os negócios e decidir quais atitudes ou rumos tomar para colocar os projetos em funcionamento.

A área de administração de empresas pode ajudar os empresários a lidarem melhor com os seus negócios, dando dicas valiosas sobre as melhores estratégias de gerenciamento. Vamos conferir a seguir 5 dicas de como usar os ensinamentos da administração.

1 – O Mercado deve ser o seu maior guia

O empresário, muitas vezes sem nenhuma formação em administração, pode se esquecer de ficar de olho no que está acontecendo no seu ramo mundo afora. Estar ciente das inovações e dos movimentos mercadológicos é essencial para colocar a sua empresa no mesmo rumo das tendências.

2 – O planejamento deve preceder todas as etapas de um projeto

É fundamental traçar as ações que serão tomadas antes de colocar algum projeto em prática. O planejamento é a chave para pensar estratégias de qualidade, identificando possíveis erros e pensando em como corrigi-los.

Com a gana de empreender suas ideias, o empreendedor pode começar a atuar sem passar pela fase de planejar e detalhar as suas metas e ações. Isso pode ser crucial para determinar o fracasso ou o sucesso do negócio.

É preciso saber, com precisão, quais serão os gastos e os lucros obtidos no início da empresa, além de traçar uma meta para que ela comece a ser sustentável e vantajosa. Sem uma prévia análise dessas condições o seu negócio pode estar totalmente dependente da sorte.

3 – Capital de giro é importante

O que um empresário precisa aprender com a administração é planejar o seu capital de giro. Esse mecanismo permite que o negócio consiga sobreviver em épocas de crise e de pouco retorno financeiro. Sem tal mecanismo a empresa estará fadada a depender dos movimentos do mercado. É importante lembrar que o faturamento não é fixo e estável, ele pode oscilar e isso não deve ser um impeditivo para o funcionamento da empresa.

4 – Vida pessoal e profissional separadas

Principalmente quanto ao controle financeiro, é fundamental que o empresário saiba separar suas finanças pessoais daquelas relacionadas a empresa. Retiradas constantes do caixa do negócio para fins pessoais certamente irão prejudicar o funcionamento do projeto.

Um erro comum é tratar os fundos pessoais e empresariais como se fossem complementares, sendo que o ideal é cada um ser administrado de forma separada e independente.

5 – Atualização

Para manter o negócio sempre crescendo e prosperando é preciso estudar, se atualizar e se atentar a mudanças e novidades. O que um bom administrador e um bom empresário devem ter em comum é a vontade de inovar e de aprender novas formas de aprimorar os seus projetos.

A administração de empresas auxilia o empresário a perceber pontos gerenciais que, se funcionando bem, serão cruciais para alavancar o sucesso e a consolidação da empresa como referência no seu setor de atuação.

Por fim, um bom empresário sabe que precisa utilizar de diversas fontes de conhecimento e também entende que precisa da ajuda de diversos ramos de profissionais para que seu negócio esteja sempre em ascensão.

O que podemos tirar de lição do Coronavírus até o momento

Já que estamos sendo forçados a parar, então por que não aproveitar deste momento para refletir sobre o que podemos mudar?

Já estávamos começando a deixar de usar o termo crise em nosso vocabulário, especialmente no mundo corporativo. De forma inesperada, surge um novo contexto: o Coronavírus ou tecnicamente conhecido como Covid-19, que tem impactado globalmente milhões de pessoas e empresas. Nesse cenário caótico, faz-se necessário, mais do que nunca, que as lideranças coloquem em prática os soft skills, ou seja, competências e habilidades, como resiliência, planejamento, gestão de crise, comunicação e, sobretudo, tomada de decisão. O desafio é preservar tanto os profissionais quanto o negócio e toda a população.

Assim, é preciso agir de forma eficiente e rápida, para que os impactos não sejam maiores. Neste momento, o nível de consciência tende a subir, pois é fundamental cuidar do principal ativo das organizações, as pessoas, porém sem paralisar totalmente a empresa, uma vez que tais líderes também serão cobrados pela entrega de resultados e pelas demandas dos clientes. Uma missão bastante árdua, em meio a um panorama em que a principal estratégia no combate à propagação do vírus é a redução drástica da circulação de pessoas, com a suspensão das atividades de diversos setores, por iniciativa dos líderes ou por decretos governamentais.

Entretanto, muitas empresas não podem parar totalmente, ainda que se torne necessário manter os funcionários trabalhando no modelo home-office. E é importante lembrar que boa parte desses colaboradores sequer experimentou essa modalidade, sendo algo novo e, por isso, desafiador. Estar em casa, juntamente com outros membros da família, possibilita diversas distrações que podem consumir a agenda, jogando a produtividade no chão. Dessa forma, é essencial criar estratégias e orientações, desde acordar no mesmo horário usual, manter a concentração e o foco nas demandas que devem ser entregues, com assertividade.

Além disso, eventos cancelados, casamentos adiados, suspensão de aulas em escolas e universidades, fechamento de fronteiras é a realidade que vivenciamos e vivenciaremos por semanas – ou talvez meses. E, claro, todas as cadeias produtivas da nossa economia serão impactadas e até mesmo repensadas. Mais do que nunca, adaptação e flexibilidade são extremamente importantes.

Outro grande desafio desse contexto é o fato de nós, que sempre vivemos em sociedade, sermos obrigados, por razões óbvias, a nos isolar. Por enquanto, a ordem do dia é se recolher e não se expor nas ruas ou demais estabelecimentos. A sensação de fragilidade, vulnerabilidade e impotência toma conta das pessoas, sem diferenciar idade, cultura, raça ou religião. Já não é mais um problema deste ou daquele país, mas algo generalizado, o que mostra que estamos todos no mesmo barco: ricos, pobres, letrados ou não estão sendo enterrados ao redor do mundo. Dessa forma, o momento atual traz a oportunidade de expandir nossa mente, exercitar o altruísmo e se preocupar com o bem de todos os seres, próximos de nós ou não.

Nesse contexto, entendemos que nossas ações refletem positivamente ou não no todo. Fazendo uma análise quanto aos brasileiros, somos calorosos, e ajudar faz parte do nosso DNA. A cada momento, aumenta a empatia, seja no apoio aos idosos com as compras nos supermercados ou farmácias para que eles não estejam expostos, seja nas empresas que liberam gratuitamente o acesso a treinamentos, livros e outros temas à população que está enclausurada em seus lares.

Portanto, assim como no ambiente corporativo, é preciso ter um trabalho integrado em nossa sociedade, atuando de forma multidisciplinar e em time. Só com o esforço de todos, veremos a melhora dos resultados. Essa talvez seja a principal lição neste momento. A vida – tanto no âmbito profissional quanto pessoal – é imprevisível. É preciso sempre agir com coerência, ética, agilidade e equilíbrio.

É oportuno, ainda, usar essa perspectiva para repensar nossas ações e o impacto de nossas decisões dentro das organizações ou na esfera pessoal. Já que estamos sendo forçados a parar, então por que não aproveitar deste momento para refletir sobre o que podemos mudar? O que podemos transformar, primeiramente, em nós, para que, depois, possamos impactar as mudanças, sejam elas nas empresas ou mesmo nas pessoas com as quais lidamos no dia a dia?

 

Fonte: https://administradores.com.br/

Saiba o essencial sobre direito trabalhista para evitar problemas

Se você é empreendedor há pouco tempo ou pretende começar um negócio em breve, é fundamental que conheça o básico do direito trabalhista para que sua empresa sempre ande dentro da lei e seus funcionários tenham todos os direitos e deveres garantidos.

Além disso, conhecer o Direito do Trabalho evita sérios problemas, como ações movidas por ex-funcionários, cada vez mais comuns.

O que é Direito Trabalhista?

O Direito do Trabalho, resumidamente, é o conjunto das normas que regulamentam as atribuições e relações trabalhistas.

Entre as normas mais comuns estão:

• Décimo terceiro salário;

• Férias;

• Jornada de trabalho;

• Carteira assinada.

13º salário

Segundo o art. 7º, inc. VIII, da Constituição Federal, os colaboradores têm direito ao 13º salário. O valor dele é proporcional ao tempo trabalhado ao longo do ano. Vale lembrar que esse valor pode ser parcelado em até duas vezes. Mas, obrigatoriamente, a primeira parcela precisa ser paga quando o trabalhador tira férias ou até novembro. Já a segunda, precisa ser depositada até dia 20 de dezembro.

Por exemplo: caso o colaborador tenha entrado na empresa durante o ano e trabalhou seis meses, o valor será do honorário recebido, dividido por 12 e multiplicado por cinco.

Férias

Todo colaborador tem direito a 30 dias de férias remuneradas após 12 meses de trabalho. O empregador é o encarregado de marcar as férias dentro do prazo de, também, 12 meses. Esse período é chamado de aquisitivo.

No entanto, caso as férias não sejam agendadas nesse prazo, o empregador é obrigado a dobrar a remuneração que será paga nas férias.

Jornada de Trabalho

O art. 7º, XIII da Constituição Federal e o art. 58 da Consolidação das Leis de Trabalho especificam as normas que regulamentam a jornada de trabalho de um colaborador, ou seja, quantas horas serão trabalhadas. O limite diário são oito horas trabalhadas por dia e 44 por semana. Contudo, resguardado por convenção coletiva de trabalho, o colaborador pode compensar e remanejar essas horas de alguma forma.

Uma dessas formas de flexibilidade é a jornada de 12 horas com descanso de 36 horas. Nesse caso, também é necessário que o somatório semanal seja de 44 ou 48 horas. Vale lembrar que intervalos de almoço e/ou descanso não contam como horas trabalhadas.

Carteira assinada

No ato da contratação, o empregador deve pegar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do colaborador e devolvê-la em até dois dias com os dados do empregador, cargo ocupado pelo colaborador, data de admissão e valor do salário preenchidos.

Caso a contratação não seja definitiva, o empregador tem a opção de firmar um “contrato de experiência”. Nele, o vínculo entre empregador e empregado é de 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais dois períodos de 45 dias. Contudo, esse contrato deve constar na área de “anotações gerais”.

Agora que você já conhece os aspectos básicos do Direito do Trabalho, continue lendo nossos posts do blog para ficar ainda mais por dentro do assunto. Em caso de mais dúvidas, entre em contato com a gente.

Por que você deve utilizar software de controle financeiro em sua empresa

Na hora de abrir um novo negócio, é fundamental definir um plano de gestão financeira prático e eficaz, que auxilie o empreendedor na análise e no controle de suas contas. Reunir as informações sobre os lucros e despesas da empresa em um só lugar é o primeiro passo para assegurar bons resultados e sua consolidação no mercado.

Uma das melhores estratégias quando falamos em gestão financeira, principalmente no caso de startups, ainda em fase de testes e incertezas, é o uso de softwares de controle de dados.

Essas ferramentas permitem o acesso mais organizado, simples e seguro das mais importantes informações sobre a saúde financeira do negócio.

Entenda a seguir, as principais vantagens do uso desse tipo de tecnologia na gestão de sua empresa:

Informação centralizada e visual

por que você deve utilizar software de controle financeiro em sua empresa
 

Um dos maiores problemas encontrados nas micro e pequenas empresas está na distribuição difusa das informações entre seus diferentes setores.

Além de tomar um tempo precioso dos funcionários para que essas informações sejam devidamente filtradas e separadas, a desorganização pode gerar ruídos graves para a Contabilidade, representando sérios riscos para o desenvolvimento sustentável do negócio.

Com o uso dos softwares de controle financeiro, os dados são dispostos em um sistema único e de fácil acesso para todos. No lugar de múltiplos bancos de dados, o programa gera listas e tabelas visualmente organizadas e reunidas em um só local, que poderão ser conferidas por todos os colaboradores da empresa ao mesmo tempo e de maneira segura.

A organização visual dos fluxos de caixa, relatórios de desempenho e demais informações contábeis ajudam o pequeno e médio empresário a compreender melhor as dores da empresa e quais serão as possíveis estratégias futuras mais assertivas a seguir.

Por meio de fluxogramas ou outros dispositivos visuais oferecidos por esse tipo de programa, cada etapa da gestão torna-se mais claramente sinalizada e operacional.

Automatização de etapas

Hoje em dia, não há nada que funcione mais a favor das empresas do que o uso da tecnologia em seus processos. Automatizar etapas como a elaboração de relatórios economiza tempo e dinheiro, uma vez que essas atividades são efetuadas pelo próprio sistema dos softwares.

A empresa economiza no número de funcionários e os colaboradores não precisam se ocupar de determinadas funções, agilizando sua rotina de trabalho.

Além disso, o uso de um sistema automatizado de controle financeiro ajuda a Contabilidade a manter-se em dia com os pagamentos, uma vez que esses programas oferecem filtros, como data e categoria de cada conta a pagar e alertas que ajudam a lembrar sobre vencimentos próximos.

Os softwares ainda podem gerar de maneira mais rápida e precisa os relatórios de desempenho de um determinado setor ou produto, informação valiosa para o planejamento estratégico da empresa, além de atualizar regularmente o fluxo de estoque e de caixa.

Estes são apenas alguns dos benefícios que o uso de softwares de controle financeiro trará para o seu negócio. Gerar e armazenar conteúdo de forma prática, segura e centralizada pode ser a chave para o desenvolvimento de um plano de negócios de sucesso.

5 dicas para usar o WhatsApp no trabalho remoto

Para manter os funcionários informados sobre as principais notícias e atualizações da empresa, faça com que um administrador crie um grupo “somente comunicados”

Com a propagação do COVID-19, muitas empresas já estão adotando o trabalho remoto nas próximas semanas. Embora cada empresa precise tomar a decisão certa, os negócios precisam de meios simples para que seus funcionários mantenham contato para tocar projetos, apoiar uns aos outros e manter a produtividade. O WhatsApp facilita que as equipes se comuniquem rapidamente entre si, em grupos de até 256 pessoas, usando os dispositivos que as pessoas já possuem. Equipes espalhadas por diferentes países, por exemplo, podem se conectar por meio do WhatsApp sem custo de chamadas internacionais e taxas de mensagens de texto. Confira algumas dicas para o uso do WhatsApp no home office:

Forneça a todos o mesmo catálogo de contatos

Trabalhe com sua equipe de TI para fornecer um catálogo de contatos completos, incluindo números de telefone com códigos de países, para todos em seu escritório. Depois que esses contatos forem carregados no dispositivo de todos, as contas aparecerão imediatamente no WhatsApp. Não há necessidade de desenvolver ou manter logins.

Use o WhatsApp Web ou Desktop

Incentive os funcionários a baixar o WhatsApp Desktop ou use o WhatsApp Web para enviar mensagens de seus computadores. Assim como a versão do aplicativo para celulares, é grátis para baixar e usar.

Separe os comunicados das conversas

Para manter os funcionários informados sobre as principais notícias e atualizações da empresa, faça com que um administrador crie um grupo “somente comunicados” para sua empresa. Com esse tipo de grupo, os administradores podem fornecer informações úteis para todos. Use um segundo grupo para conversas.

Use grupos para equipes pequenas

Os grupos no WhatsApp são meios de compartilhar ideias, obter atualizações e retornos mais rápidos, colaborar em um projeto e responder a perguntas em tempo real. O recurso de respostas simplifica a recuperação de uma mensagem anterior, que você pode ter perdido durante uma reunião ou concentrado em uma tarefa.

Faça chamadas em grupo ou em vídeo para reuniões

Uma sincronização rápida com a equipe, uma decisão imediata, contato com alguém de um escritório internacional, tudo isso pode ser rapidamente resolvido por meio de uma chamada de voz em grupo do WhatsApp com até quatro participantes. Para reuniões individuais, a vídeo chamada no WhatsApp pode ser uma solução eficiente.

Fonte: https://administradores.com.br/

5 dúvidas comuns sobre a malha fina do Imposto de Renda

Um simples erro na hora de declarar pode causar dor de cabeça para o contribuinte

Declarar o Imposto de Renda pode causar desespero em alguns e procrastinação em outros. É preciso ter bastante atenção na hora de preencher o documento para não cair na malha fina. Elisa Mayumi, Especialista em Tributos que atende pelo GetNinjas, plataforma de contratação de serviços da América Latina, esclarece as questões mais populares sobre o assunto:

1. O que é a malha fina?

Para analisar a Declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal cruza informações prestadas por outras entidades com os dados fornecidos pelo contribuinte. Se é detectada alguma inconsistência que motive uma verificação mais apurada, o Governo pode chamá-lo a prestar esclarecimentos. Essa análise mais apurada é a famosa malha fina. Nestes casos, o contribuinte fica impossibilitado de receber a restituição do imposto até a resolução da pendência.

2. Quando uma pessoa cai na malha fina?

Qualquer informação incorreta ou omitida na Declaração pode se tornar alvo da malha fina. Exemplos: omissão na renda de dependentes, ou da própria renda; lançar os mesmos dependentes quando a declaração é feita em separado pelos cônjuges ou companheiros; informar dependentes sem ter a relação de dependência; deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano; não preencher a ficha de ganhos de capital, no caso de alienações de bens e direitos; incluir despesas de educação que não são dedutíveis, entre outros.

3. O que fazer para não cair na malha fina?

A melhor maneira de evitar a malha fina é fazer a declaração de forma correta e com antecedência, guardando os documentos comprobatórios durante pelo menos 5 anos. O contribuinte pode acompanhar a situação pelo extrato da declaração do imposto de renda “A Receita disponibiliza um extrato de todas as declarações”, aconselha a especialista.

4. O que fazer quando cair na malha fina?

Caso o contribuinte seja alvo da malha fina, é preciso fazer a retificação da Declaração do Imposto de Renda junto à Receita Federal. Porém, descobrir qual a inconsistência ou equívoco na própria declaração pode ser tarefa difícil, devido ao conhecimento técnico exigido. Neste caso, é melhor procurar um profissional qualificado para lhe auxiliar ou comparecer ao atendimento diretamente na Receita Federal.

5. De que forma malha fina prejudica as pessoas?

“Na verdade, a malha fina é uma oportunidade que a Receita oferece para a pessoa corrigir o erro, pois, dependendo da situação, a inconsistência pode ser sanada apenas com a retificação da Declaração”, explica Elisa. Caso o contribuinte ignore a exigência da Receita, e fique constatado que realmente houve erro ou omissão de informações que resultem em mais imposto a pagar, o contribuinte autuado está sujeito a uma multa que varia de 37,5% a 225% do valor devido mais Selic do período.

Fonte: https://administradores.com.br/

Aprenda por onde começar a análise do mercado onde sua empresa está inserida

Desenvolver a análise de mercado no ambiente no qual a sua empresa está inserida é fundamental para garantir que ela conheça a realidade que está enfrentando e, com base nisso, pense em soluções que façam com que se destaque no mercado, vencendo a concorrência.

Ciente de que muitos gestores têm dificuldade com relação à elaboração da análise de mercado, não sabendo por onde começar, montamos este conteúdo para apresentar algumas dicas quem pode ajudá-lo. Confira:

Como fazer uma boa análise de mercado

No geral, podemos dizer que uma boa análise de mercado envolve avaliar os principais fatores que podem, direta ou indiretamente, influenciar os seus negócios.

Analisar cada fator que pode influenciar o seu negócio garante ao seu empreendimento uma visão holística em relação ao mercado ou setor que atua. Veja quais fatores você precisa levar em conta nesse processo:

Mercado consumidor

São os consumidores a base de um negócio. Isso por um motivo muito simples: são eles que geram a receita da empresa, fazendo com que se desenvolva, desde que, é claro, invista de forma inteligente o seu capital.

Assim sendo, podemos dizer que esse é um fator que pode influenciar os negócios de uma empresa.

Analisar o mercado é também analisar o seu consumidor, definindo quem é:

– Idade;

– Escolaridade;

– Ocupação profissional;

– Entre outras informações que contribuam para que forme o perfil do seu cliente ou potencial cliente.

Uma forma de definir o perfil do seu consumidor, ou potencial consumidor, é criando uma persona, que é um perfil fictício, o qual pode ser utilizado pela sua marca no processo de elaboração de estratégias de relacionamento, comunicação e Marketing.

Foque na concorrência

Uma boa análise de mercado também considera a concorrência. Na verdade, esse é o principal fator que deve ser observado na análise de mercado.

Analisar a concorrência é uma forma de verificar, por exemplo, quantas empresas existem, que fornecem as mesmas soluções que você, no local onde a sua atua.

Além disso, deve-se também considerar o comportamento da concorrência no mercado, como ações adotadas, estratégias e quaisquer outras informações que possam ajudar a sua organização a melhor se destacar.

Muitas vezes, quando analisamos a concorrência, saímos desse processo com diversas ideias criativas e inovadoras, capazes de garantir o destaque da marca.

Levantamento de fornecedores

O fornecedor é uma peça-chave no processo de funcionamento de uma empresa, considerando o papel que desempenha, no que diz respeito ao suprimento de mercadorias.

Assim sendo, na análise de mercado, considere fazer um levantamento de fornecedores, com o objetivo de encontrar os melhores preços e produtos.

É uma forma inteligente de levar o melhor produto por um preço diferenciado.

Agora que sabe como ou por onde iniciar uma boa análise de mercado na área em que a sua empresa atua, coloque as nossas dicas em prática, e veja como a sua organização poderá se desenvolver mais.

Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acessar nosso blog. Combinado? Estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer mais os seus conhecimentos.

3 Dicas para você Montar um Planejamento Estrategico para o Seu Negocio

3 dicas para você montar um planejamento estratégico para o seu negócio

Qualquer empresa, independentemente do setor em que atua e do porte, deve investir em um planejamento estratégico eficiente para que a empresa atinja o seu sucesso de forma mais rápida e assertiva. Com o planejamento estratégico, definem-se os objetivos da empresa, metas e como serão feitas as atividades para alcançá-las.

Para isso, uma equipe deve ser designada para elaborar um plano minucioso para a empresa como um todo, levando em conta alguns aspectos importantes como análise macro e microambiental, definição de metas , objetivos, entre outros. Só assim um planejamento pode ser feito com base em dados concretos e reais, a fim de traçar estratégias para aumentar a produtividade, melhorar o atendimento ao cliente, aprimorar produtos/serviços, aprimorar o controle financeiro da empresa e muito mais.

É de suma importância que haja uma execução adequada para que o planejamento estratégico não tenha sido em vão. De nada adianta elaborar um plano completo e detalhado, se a execução não condiz com o mesmo.

Apesar de o planejamento estratégico ter sua necessidade reconhecida por grande parte dos empresários e gestores, muitos não sabem por onde começar ou quais são os melhores caminhos a serem tomados. Por isso, separamos algumas dicas para você montar um planejamento eficiente para o seu negócio.

Alinhe seu planejamento

Antes de definir aonde a sua empresa quer chegar, como e quando é preciso entender quem, de fato, é a sua empresa e quais são as suas demandas no momento. Por isso, comece alinhando o seu planejamento com a definição de missão, visão e os valores da empresa. A definição desses três fatores (MVV) deve ser clara e muito bem definida, para que o planejamento siga essas políticas.

Estabeleça aonde quer chegar

Tomando como base o MVV da sua empresa, é preciso saber aonde ela quer chegar, ou seja, quais são os objetivos e metas. Os objetivos são aqueles que serão conquistados em longo prazo, ou seja, o destino final aonde a empresa quer chegar. Já as metas são realizáveis em curto prazo, por isso devem ser mais específicas e mensuráveis.

Leve em consideração as oportunidades que a empresa pode aproveitar, através de uma análise do seu público-alvo e do mercado de atuação. Isso ajuda a definir melhor as suas metas. Por isso, em meio a esse processo de planejamento estratégico, conhecer o seu cliente é um dos passos mais importantes.

Analise o macro e o microambiente

Analisar o setor em que atua é extremamente importante para o seu planejamento. A análise macroambiental diz respeito às forças ambientais externas a empresa, aos quais a mesma não tem controle, mas que podem interferir fortemente na empresa em qualquer período. Por isso, devem ser monitoradas para um planejamento preventivo. Exemplos dessas forças, temos: políticas, legislativas, econômicas, socioculturais, demográficas, tecnológicas, naturais etc.

Já a análise microambiental também é fundamental para entender o ambiente interno da empresa, ou seja, uma pesquisa que leva em consideração todas as variáveis internas sofridas pelo negócio, como os fornecedores, os intermediários, os clientes, os concorrentes, os públicos, o ambiente demográfico, as questões econômicas (contabilidade) etc.

É preciso se aprofundar em ambas as análises para traçar uma planejamento estratégico eficaz para driblar ameaças, reforçar pontos positivos e trabalhar de acordo com a realidade interna e externa do negócio.