Planejamento estratégico X planejamento financeiro: conheça as diferenças

Para que a sua empresa caminhe na captação de novos clientes, precisa necessariamente conhecer a diferenças entre planejamento financeiro e estratégico

Planejamento estratégico e financeiro são termos muito usados no mundo contábil e empresarial. Mas, diferentemente do que muitos pensam, um planejamento não tem nada a ver com o outro. E a intenção deste artigo é justamente fazer essa desmistificação dos modelos de planejamento estratégico e financeiro. Confira a partir de agora tais diferenças e caminhe com mais conhecimento no proceder das suas estratégias empresariais.

Os dois lados da moeda

Quando falamos em planejamento financeiro, falamos do lado da moeda onde o assunto é a própria moeda. O que está em voga neste tipo de planejamento é pura e simplesmente as questões do aspecto financeiro, como balanços e levantamentos. A grande questão é que esse tipo de serviço pode ser ampliado, surgindo assim o processo de planejamento estratégico que, como o nome diz, estrategicamente, faz uma análise mais ampla das ações a serem tomadas pela empresa, de acordo com os números fornecidos pela contabilidade, abrindo ainda mais o leque da sua empresa.

Os serviços de planejamento financeiro faz parte do planejamento estratégico, o que não acontece ao contrário.

Etapas

O organograma a seguir explica a diferença prática entre o planejamento financeiro e o estratégico. Segue as diferenças mais claras:

  • Orçamento: enquanto o estratégico tem um foco funcional, o financeiro é pragmático quanto aos valores financeiros, pouco se importando com o custo-benefício.
  • O planejamento estratégico baseia-se em estudos científicos, inclusive de planejamento financeiro.
  • Ao planejamento estratégico compete o fornecimento geral de informações de uma contabilidade, não apenas financeiros.

Muito além da empresa como um valor econômico à sociedade, a observamos através do planejamento estratégico como um valor conceitual, dentro de uma filosofia, interferindo positivamente dentro das estratégias econômicas através do empreendedorismo nacional.

Plano estratégico é maior que financeiro

Muito mais que um plano orçamentário, a ideia é a estabilização de um projeto financeiro. Por isso, a diferença entre o planejamento estratégico e o financeiro, pois o planejamento estratégico condiz com estratégias que vão colocar a sua empresa nos eixos. Para isso, como um bom processo estrategista, precisa ter um plano de recuperação que passe pela economia, mas que não seja apenas econômico, mas que acampe, também, os princípios e os valores perdidos na sociedade, por exemplo. A amplitude do mote, quanto ao planejamento estratégico em relação ao financeiro, que é focado apenas em valores econômicos, é a grande diferença entre os dois tipos de planejamento.